• +55 (79) 4009-9696
  • contato@wellcon.com.br
  • Access to Webmail
  • Access to Platform

Histórico

  • Reportagem Record Empresários de Sucesso
  • Sorry, this entry is only available in Português do Brasil.

  • Energias Renováveis um futuro sustentável!!!
  • Sorry, this entry is only available in Português do Brasil.

  • The importance of health and workplace safety in companies
  • Patrícia Rodrigues Souza  É política da Wellcon Treinamento & Consultoria, abrir suas portas para receber alunos de Instituições Técnicas Profissionalizantes com o objetivo de orientá-los para o mercado de trabalho. Além disso, os alunos também são convidados a participar das campanhas de Saúde e Segurança no Trabalho e de Meio Ambiente.

    No dia, 04 de Outubro de 2014, os alunos do curso Técnico de Segurança no Trabalho do SENAI-SE, estiveram na Wellcon para assistir uma palestra com a Engenheira Patrícia Rodrigues Souza, com o Tema: “A Importância da Saúde e Segurança do Trabalho nas Empresas”. Os alunos receberam informações sobre as atividades de um Técnico de Segurança no Trabalho e a importância dos mesmos na prevenção de acidente dos trabalhadores. Das atividades citadas, algumas foram destacadas como relevantes: propor medidas de controle para os riscos identificados; desenvolver ações para educação dos trabalhadores no tocante à existência e prevenção dos riscos ambientais com manutenção de seus registros; estabelecer e documentar o histórico da exposição aos riscos ambientais pelos trabalhadores; bem como melhorias implantadas, assegurar que os requisitos legais pertinentes (INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social, SRT – Superintendência Regional do Trabalho, etc.) sejam cumpridos; propor ações de preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, bem como a continuidade operacional dos serviços produtivos dos clientes.

    Ainda foi abordado, a identificação dos riscos (reais e potenciais) nos ambientes de trabalho, conforme levantamento ambiental estabelecido na NR-09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – Físicos, químicos e biológicos, entre outras. A Engenheira finalizou, lembrando a todos os participantes sobre a responsabilidade individual e profissional, na realização de um trabalho com foco em qualidade,  segurança e saúde dos colaboradores, clientes e comunidade e ações sustentáveis na preservação do meio ambiente.

  • Wellcon: De uma explosão a uma empresa de consultoria e prevenção
  • Desde a infância pude acompanhar o blowout, que é explosão com fogo, do poço no campo de Mapele, na Bahia. Isso marcou bastante, o clarão ficou na minha memória. Entrei na Petrobras em janeiro de 1973, no primeiro dia fui visitar as instalações da base de produção em Candeias, na Bahia, e aconteceu um blowout numa sonda. Mais uma vez veio à lembrança da infância e a certeza que tinha que atuar profissionalmente na área de segurança operacional”.  Ivaldo Mesquita Ferreira – Fundador da Wellcon.

    Depois de atuar por muitos anos na Petrobras, inclusive foi um dos responsáveis pela implantação em 1981 do Centro de Treinamento de Taquipe – BA, voltado para capacitar as equipes que iriam operacionalizar as sondas marítimas para águas profundas, Ivaldo Mesquita se aposentou e em julho de 1998 fundou a Wellcon Treinamento e Consultoria. O empreendimento faz parte da Rede PetroGás Sergipe e é um dos casos de sucesso da Rede Petro Brasil.

    “Desenvolvi um projeto voltado para a simulação de Kicks e Blowouts. O Kicks é quando o poço de petróleo perde o controle. Se o controle não for retomado acontece o blowout, que é a explosão com fogo. O treinamento era teórico e prático e tinha como proposta preparar a equipe para lidar com essas situações. O que me inspirava era motivar os alunos a aprender e nunca mais se esquecer. Isso levei para a empresa”, destaca Ivaldo Mequita.

    Wellcon

    O diferencial da empresa é a tecnologia que desenvolveu na área de controle de poços. Trata-se de um simulador que transmite o mais próximo possível à realidade da perfuração em águas ultraprofundas, totalmente interativo com o usuário. Aprovado pelas entidades internacionais IADC e IWCF, com 100% das exigências atendidas, o simulador foi incrementado para atuar nas operações de workover (operações em poços de produção) e na atividade de wellservice (serviços) em poços, destacando a atividade de flexitubo (tubo flexível).

    Além do desenvolvimento do simulador, a Wellcon presta serviços de capacitação, com cursos na área de perfuração e produção. A empresa também realiza consultoria, com auditoria e inspeção geral de sondas e específica do sistema de segurança de poços, e desenvolve projeto de perfuração de intervenção em poços. O empreendimento possui vários clientes no Brasil e em outros países.

    Para José Carlos Câmera, analista da Vale, é importante treinar a equipe na área de segurança.

    “A equipe está participando de um curso importante na área de operação de sonda, ele fala sobre a segurança da sonda na operação com o poço. Ideal para o pessoal novo, que está vendo pela primeira vez o equipamento, é de vital importância. Vamos iniciar com o projeto carnalita, um projeto novo, pioneiro no Brasil. Estamos treinando o pessoal na parte de segurança do poço, do equipamento e da equipe que está trabalhando, e a Weelcon é o local certo para fazermos esse treinamento”.

    Certificação e Mercado

    Outro ponto de destaque é que a empresa possui as três principais certificações, que são a ISO 9001, ISO 14001 e a OHSAS 18001. A primeira trata a questão da Gestão de Qualidade, a segunda é sobre Meio Ambiente e a terceira Segurança e Saúde no Trabalho.

    “A empresa que possui as três certificações se enquadra no SGI – Sistema de Gestão Integrada, e passa a ter uma visibilidade muito maior”, explica a analista do Sebrae, Ana Nunes, gestora do projeto petróleo e gás.

    Uma empresa certificada é mais competitiva e fica com mais credibilidade. “Muitas grandes empresas só compram materiais que requerem qualificação técnica e que sejam fabricados por empresas certificadas”, alerta o consultor Aladio Antonio, gestor pela Petrobras do projeto Petróleo e Gás.

    “Possuímos as três certificações, a administração da Wellcon está baseada no SGI – Sistema de Gestão Integrada. Nossa empresa faz parte da Rede Petro Sergipe desde o início, isso tem ajudado bastante. Possuímos vários clientes em Sergipe, Brasil e na Bolívia, Angola, Portugal, Alemanha e Holanda”, diz Ivaldo.

    Rede Petro

    Integrante da Rede PetroGás Sergipe desde o início, a Wellcon já participou de várias missões para feiras e eventos como a Brasil Off Shore, Brasil On Shore, Petro Brasil, Santos Off Shore, além da OTC em Houston e de eventos na Noruega e na Argentina.

    “O projeto petróleo e gás, desenvolvido pelo Sebrae e Petrobrás, tem dado todo suporte para os integrantes da Rede Petro Sergipe. Além das missões técnicas, temos oportunidade de participar de várias capacitações, inclusive todos os gestores da empresa fizeram o curso Empretec, Sebrae Mais, além de vários programas e treinamentos promovidos pelo projeto petróleo e Gás”, alerta Ivaldo Mesquita.

    Para Flavia de Oliveira Cruz, coordenadora do SGI – Sistema de Gestão Integrada, trabalhar na Wellcon é fazer parte de uma grande família. “Todos os nossos colaboradores e parceiros são tratados como uma grande família, com respeito, consideração e, acima de tudo, visando o aprendizado. Sempre aprendendo com nossos acertos e falhas”, alerta.

    Fonte: Agência Sebrae

  • Drilling simulator and well completion
  • simulador site 2

    Ig Ferreira ministrando uma aula de Well Control.

    Um dos diferenciais da Wellcon é o fato de ter desenvolvido seu próprio simulador de perfuração e completação de poços que posteriormente veio a ser certificado pela IADC ou IWCF.

    É utilizado principalmente nos cursos de Controle de Poço nas três atividades, Perfuração, Workover e Wellservice, destacando que simula operação de controle com Circulação reversa e para Águas ultra profundas efetua o Método Volumétrico Dinâmico com injeção de MEG pela Kill.

    Também em Consultoria para projeto de poço, pois é utilizado para verificação das profundidades de assentamento das sapatas dos revestimentos, visto que o simulador também simula a consideração da Tolerância ao Kick, tanto no fechamento quanto na circulação, definindo qual a condição mais crítica ou seja quem limitará o projeto.

    Este é o único simulador de treinamento desenvolvido no Brasil e é integrado para atender as operações de BOP superfície e BOP submarino para as operações workover e flexitubo.

    O simulador foi construído com a possibilidade de executar simulações tanto para treinamento quanto para Projeto de Poço. No treinamento o cadastro do Poço pode ser com a caracterização da sonda onde o pessoal está a trabalhar, inclusive quando o curso for “In Company”.

    Saiba mais sobre o nosso simulador visitando a sua página especial que contém imagens, vídeos e informações técnicas sobre o mesmo.